Feita a partir da fécula extraída da mandioca, uma raiz amplamente cultivada em várias regiões tropicais do mundo, como no Brasil, na África e no Sudeste Asiático. A tapioca tem uma longa história que remonta às civilizações indígenas pré-colombianas da América do Sul. Aqui estão alguns pontos e as principais curiosidades sobre a farinha da tapioca.
ORIGENS DA FARINHA DA TAPIOCA
Originalmente típica da América do Sul, a tapioca tem suas origens na mandioca, uma raiz cultivada pelas civilizações indígenas, como os povos Tupi-Guarani no Brasil e os povos indígenas na região amazônica. Esses povos descobriram tudo sobre a farinha de tapioca e como extrair a fécula da mandioca para transformá-la em um alimento.
Com a chegada dos colonizadores europeus às Américas, a mandioca e consequentemente a tapioca se espalharam para outras partes do mundo. Sendo assim, os nomes mais conhecidos desse tubérculo são: aipim, macaxeira, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, e mandioca-amarga.
No Brasil, a tapioca é um alimento tradicional e muito popular, especialmente nas regiões do norte e nordeste do país. A tapioca recheada se tornou um lanche típico, sendo apreciada por sua extensa lista de variedades de recheio e sabor, e uma das principais curiosidades sobre a farinha da tapioca são seus nutrientes:
NUTRIENTES DA FARINHA DE MANDIOCA
1. Sem glúten: A tapioca é naturalmente isenta de glúten, contudo é uma opção segura para pessoas com sensibilidade ou intolerância ao glúten.
2. Baixo teor de calorias: Sendo uma opção de alimento de baixa caloria, sendo assim uma escolha popular para quem busca uma dieta mais leve.
3. Rico em carboidratos: A tapioca é uma boa fonte de carboidratos, tornando-a uma opção energética para incluir na dieta, sendo assim, importante especialmente para atletas ou pessoas que buscam uma fonte rápida de energia.
4. Principais nutrientes: Rica em vitamina C, magnésio e cálcio, dessa forma se encaixando como um alimento saudável.
VERSATILIDADE DA FARINHA DE TAPIOCA NA CULINÁRIA
Podemos criar muitas receitas com a farinha, é um ingrediente versátil que pode ser usado de várias maneiras na culinária, devido à fécula ser muito parecida com a farinha de trigo, e conter amido. Sendo assim, ela consegue ser usada em receitas doces e salgadas, como pudins, bolos, dadinhos de tapioca, pão de queijo, panquecas e muito mais.
Os recheios de tapioca mais comuns são: frango com requeijão, carne seca com Catupiry, morango com chocolate, leite condensado e coco, manteiga e queijo, presunto e queijo, ovos mexidos, banana com doce de leite, conforme sua imaginação permitir.
Esses são alguns aspectos importantes da história da tapioca, um alimento com raízes profundas nas culturas indígenas sul-americanas, que se tornou popular em todo o mundo.
_______________________________________________________________________________________________________________
Você também pode gostar:
- O alecrim, é uma erva versátil para sua saúde, aprenda como usar:
- Qual a diferença de loft e estúdio na arquitetura:
- Entenda como funciona a arquitetura vernacular
- Aprenda agora, molho pesto para seu macarrão ficar incrível:
- Conheça os tipos de argilas e as propriedades de cada uma: